Quinta, 14 Dezembro, 2017
   
Tamanho do Texto

Artigos

Dr. Taylor no Semi-divã

Dr. Taylor no Semi-divãProf. Dr. Fernando Prestes Motta.
Mais um interessante artigo do Prof. Motta... neste ele faz uma breve "análise psicológica" de Taylor ....

 

Ludwig von Bertalanffy’s complete works

Ludwig von Bertalanffy’s complete worksBibliografia completa dos trabalhos de Ludwig von Bertalanffy. É um achado para os pesquisadores da Teoria Sistêmica ....
 

Histoire des théories du management en France

Histoire des théories du management en FranceBernard Girard
Este livro/artigo pretende responder algumas das indagações realizadas pelo autor: como vão as empresas, no sentido moderno da palavra, que já existiam desde o final do século 18? Quais são seus métodos de trabalho? que princípios regem suas práticas?
Muito interessante mesmo ...

   

Organização, automação e alienação (1984)

Organização, automação e alienação (1984)Prof. Dr. Fernando Prestes Motta
Apesar de curto, este é mais um sensacional artigo do Prof. Motta ... no auge do impacto provocado pelas empresas japonesas, ele apresenta um contraponto bastante interessante sobre questões até hoje pouco conhecidas sobre as organizações japonezas.

 

Considerações sobre a conferência de Peter Blau

Considerações sobre a conferência de Peter BlauProf. Dr. Fernando Prestes Motta (1984)
Neste artigo, o Prof. Motta faz uma análise da palestra proferida por Peter Blau em sua visita ao Brasil ... um mestre comentando o trabalho de outro mestre. Imperdível ...

   

Laws versus Contracts: Shareholder Protections and Ownership Concentration in Brazil, 1890 a 1950

Laws versus ContractsPor Aldo Musachio
Neste artigo da Harvard Business History Review, o autor procura apresentar as razões pelas quais o Brasil conseguiu criar um ambiente adequado para possibilitar a instalação de empresas multinaiconais no período de 1890 a 1950.

 

A história oral na análise organizacional: a possível e promissora conversa entre a história e a administração

A história oral na análise organizacionalAlmiralva Ferraz Gomes e Weslei Gusmão Piau Santana
Neste artigo os autores trazem a discussão o uso de técnicas qualitativas, baseadas nos relatos e pesquisas históricas, como uma forma de abordar a efetividade das interpretações dos fenômenos administrativos, superando os teóricos da Administração que sempre relegaram, ou nunca consideraram, o potencial da História para a análise organizacional.

   

O sociólogo das Organizações: Fernando C. Prestes Motta

Fernando C. Prestes MottaLuiz Carlos Bresser-Pereira
No conjunto de homenagens que foram realizadas ao Prof. Prestes Motta temos uma outra participação de peso: a do Prof. Bresser. Com rara sensilibilidade, o autor faz uma revisão geral da obra de Prestes Motta ... simples, direta e profunda!
 

A trajetória de um Intelectual (2003)

Link para o artigoProf. Dr. Carlos Osmar Bertero
Esta breve reflexão sobre a vida e a obra de Fernando Prestes Motta é um exemplo da excelência do Prof. Bertero como articulista e como pesquisador. Não deixe de ler
.
   

O Existencialismo para o Administrador (1962)

Link para o artigoProf. John H. Rice
"Os administradores -- quer admitam quer não - são, num certo sentido, filósofos" ... com esta afirmação o autor começa este artigo, onde aborda de forma profunda as relações entre o existencialismo e a prática administrativa. Palavras chaves: filosofia administrativa. Evolução do pensamento administrativo.

 

 

O contributo da biografia para o estudo das elites locais: alguns exemplos

José Amado MendesProf. Dr. José Amado Mendes
Qual o valor do estudo da biografia de empresários e docentes para a plena compreensão da evolução do pensamento administrativo? Neste artigo, o prof. Mendes aborda várias questões sobre o tema. Vale a pena conhecer o trabalho deste pesquisador portugues.

   

Página 1 de 8

Novos documentos

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5