Quarta, 26 Novembro, 2014
   
Tamanho do Texto

Rensis Likert

Rensis LikertNascido nos Estados Unidos em 1903, faleceu em 1981. Filho de engenheiro da Union Pacific Railroad, seguiu inicialmente os passos do pai realizando seu treinamento profissional em engenharia. Influenciado pelos conflitos que pode observar durante a grande greve de 1922, resolveu estudas as organizações e o comportamento humano.
Rensis Likert recebeu seu B.A. em Sociologia pela Universidade de Michigan em 1926. Seu entrada precoce nestas áreas foi a base para muito do trabalho de Likert. O campo da sociologia na década de 1920 foi altamente experimental e incorporou muitos aspectos da psicologia moderna. Em 1932 recebeu seu Ph.D. em psicologia pela Universidade de Columbia. Por seu trabalho de tese, produzidos numa escala de pesquisa (Escalas de Likert), como um meio de medir atitudes, mostrando que é captada mais informação do que os métodos concorrentes.Rensis Likert
Em 1949, a instituição pioneira na pesquisa do comportamento humano nas organizações: o Institute for Social Research, da Universidade de Michigan. A sua obra teve grandes repercussões na teoria organizacional e no estudo da liderança. Likert baseou-se em inquéritos intensivos a empregados de companhias industriais, em que os interrogava sobre o comportamento dos seus supervisores. As respostas permitiram-lhe definir vários perfis ou estilos de liderança, que depois associou ao nível de desempenho das empresas.

Na década de 1960 Likert desenvolveu quatro sistemas de gestão, que descreveram a relação, o envolvimento e funções entre a direção e os subordinados em ambientes industriais. Os quatro sistemas são o resultado do estudo que ele fez com os supervisores altamente produtivos e os membros da equipe de uma companhia de seguros americana. Mais tarde, ele e Jane G. Likert revisaram os sistemas para aplicá-los nos contextos educativos. 
 
Bibliografia:

Behavioural research: A guide for effective action. UNESCO 1957.
New patterns of management. McGraw-Hill. 1961.
Likert's system 4. AMACOM. 1972.
New Ways of Managing Conflict. Mcgraw-Hill. May, 1976.
Past and future perspectives on system 4. The Author 1977.
Novos padrões de administração. São Paulo: Thomson Pioneira.

Novos documentos

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5